Em muitas cidades, terrenos baldios e edifícios devolutos transformam-se repentinamente em lugares exuberantes. Depois de as autarquias e o mercado imobiliário fracassarem nas suas tentativas de os aproveitar, estes locais tornaram-se o cenário para bares e discotecas, startups e galerias de arte, empreendedores migrantes e mercados informais, actividades recreativas e vida nocturna. De facto, muitas vezes é precisamente nestes locais que encontramos uma produção cultural inovadora e uma vida pública vibrante.
Os investigadores do Urban Catalyst exploraram estes usos temporários não planeados em cinco países europeus ao longo de vários anos e fizeram muito mais do que apenas analisar a sua lógica oculta. Com base na própria participação numa série de projectos diferentes, este livro examina como o planeamento urbano pode incorporar processos informais de variados modos e apresenta lições importantes que arquitectos e urbanistas podem retirar dos “utilizadores temporários”.
A obra inclui contributos inspiradores de Azra Akšamija, Kees Christiaanse, Margaret Crawford, Jesko Fezer, Florian Rötzer e Saskia Sassen, entre outros, bem como projectos importantes em Amsterdão, Basileia, Berlim, Londres, Roma e Zagreb.
Autor(es): Philipp Oswalt, Klaus Overmeyer, Philipp Misselwitz
Ano: 2013
Páginas: 384
Idioma(s): Inglês
Dimensões: 170 mm x 240 mm
Edição: DOM Publishers
PVP: 38,00 €
Veja como adquirir aqui.